
Green/sustainable Travel
Ser cidadão do mundo de maneira sustentável não é fácil. Na minha última viagem para o Brasil, pela primeira vez, eu aluguei um carro. Tinha pouco tempo para ficar no Brasil, somente uma semana 🥲 No passado, sempre usei transporte público: avião, ônibus, trem, metrô. Mas andar com carro demonstrou ser muito mais efetivo, e pude aproveitar muito mais com minha família! Não tive que ficar esperando por ônibus, ficar preocupada se não tiver o ônibus em tal horário, tal dia.
Fiquei pensando sobre a repercussão de adicionar mais um carro para a poluição brasileira, achei que já tinha muitos carros onde dirigi em Florianópolis, e também no estado de São Paulo e de Minas Gerais onde passei. Mas a minha maior preocupação foi dentro dos aviões. Quando somos servidos o café da manhã, o almoço ou jantar, tantas coisas descartáveis 🤯 Fiquei pensando “para que tanta coisa descartável”?
O interessante é que a primeira classe nos aviões tem os utensílios que são reutilizáveis. Copos de vidro, talheres de metal inoxidável, facinho de lavar e reutilizar. Sabemos que são menos pessoas na primeira classe do que na cabine geral 🤪, mas podemos, SIM, ter utensílios para todos usarem que possam ser LAVADOS e utilizados novamente. Fiquei pensando quantos voos desses saem por dia de Guarulhos, do Brasil, do mundo! O meu último vôo foi às 21h de domingo, saindo de Guarulhos para Nova York. E o vôo nem estava cheio! Super entendível, baseado nas últimas notícias e problemas de imigração nos Estados Unidos, não tem muita gente correndo para vir para cá. Pelo menos não do Brasil.
Fiquei pensando que muitos hotéis também tem seus convidados e eles usam, a maioria, utensílios, copos e pratos que são reutilizáveis. Sei que isso não passa muito na nossa mente, sobre viajar sustentável. Mas para ser cidadão no mundo de forma sustentável e consciente, é preciso achar formas de, quem sabe, trazer o seu próprio – BYO (bring your own). Um copo reutilizável de aço inoxidável custa $ 20 aqui nos Estados Unidos. Os utensílios de mesa são até mais em conta e são leves de levar. Facas talvez dê um problema na hora de passar na segurança 🧐, mas copos, garfos e colheres com certeza podem ser tragos a bordo.
Quais outras ideias e pontos você acha que devem ser considerados para podermos fazer viagens mais verdes se sustentáveis? No fim, para morar, viajar, passear e viver nossos sonhos, vai ficar difícil de ser e viver em um mundo com tanto lixo, pois se não encontrarmos um lugar, uma maneira de utilizar os nossos recursos de maneira mais consciente. Parece bobo pensar que levar o seu copo ou seu talher possa ajudar. Em um mundo onde mais pessoas têm possibilidade de viajar, as passagens estão mais acessíveis, classe média e até que não tem muitos recursos pode parcelar, é muito importante pensar em como podemos diminuir a nossa marca negativa no planeta.
Penso que talvez irei alugar um carro novamente no Brasil, mas por um período menor. E levarei meu copo de aço e meus talheres comigo nas viagens 🛫 Eu sei que sou só uma, mas viajo bastante! E sabemos que as pessoas se inspiram nos nossos exemplos, muito mais do que no que a gente fala ou escreve. Usar garrafas plásticas para levar água ao invés de comprar descartáveis, as de ácido inoxidável são top também. E levar marmitas de plástico ou de vidro para o trabalho ao invés de comprar em marmitas já prontas com contêineres descartáveis. Parece pouco, mas mesmo quem viaja sozinho como eu, ou quem tem uma família de 2-3 pessoas, até 4, 5 ou 6 pessoas, imagine o impacto que essas pessoas tem. Em quatro viagens, que seja de avião, de ônibus e assim vai, se forem sustentáveis, farão a diferença!
Não pretendo parar de viajar, mas sempre vou incentivar as pessoas a saírem da sua zona de conforto, da sua terrinha natal para poder seguir seus sonhos. E agora, com essa consciência sustentável, irei, a partir de hoje, fazer uma grande diferença. Todos nós podemos!



Vamos conversar?